quarta-feira, novembro 15

Testemunho!

Num dos vários livros de religão que tive enquanto frequentei o colégio tinha uns textos óptimos chamados "Testemunho". A partir de hoje vou transcrever alguns desses textos porque 1º são muito bons, 2º podem tirar-se muitas lições e 3º se os guardo à 10 anos ou mais na minha gaveta e nunca os utilizei talvez o meu blog seja uma boa forma de os estrear e talvez tenha sido desígnio de Deus que os guardasse até hoje para esta ocasião!

São Luís nasceu no ano de 1214. Subiu ao trono de França com a idade de vinte e dois anos. Teve do seu matrimónio onze filhos, aos quais deu uma excelente educação. Distinguiu-se pelo seu espírito de penitência e de oração, e pelo seu amor aos pobres. No testamento espiritual que deixou a seu filho, herdeiro do trono, diz:
"Queridíssimo filho, o primeiro que quero ensinar-te é que ames o Senhor teu Deus com todo o coração e com todas as tuas forças; sem isso não há salvação possível.
Filho, deves guardar-te de tudo aquilo que sabes que desagrada a Deus, isto é, de todo o pecado mortal, de tal maneira que hás-de estar disposto a sofrer toda a espécie de martírios antes de cometer um pecado mortal.
Além disso, se o Senhor permite que sofras alguma tribulação, deves suportá-la generosamente e com acção de graças, pensando que é para teu bem e que é possível que a tenhas merecido. E se o Senhor te concede prosperidade, deves dar-lhe graças com humildade e vigiar que não seja para teu detrimento, por vanglória ou por qualquer outro motivo, porque os dons de Deus não hão-de ser causa de que o ofendas.
Assiste com boa vontade e com devoção ao culto divino e, enquanto estás no templo procura estar em recolhimento e atenção. Roga com devoção ao Senhor, com a oração vocal ou mental.
Tem piedade dos pobres, desgraçados e aflitos, e ajuda-os e consola-os segundo a tua possibilidade. Dá graças a Deus por todos os seus benefícios, e assim te tornarás digno de receber outros maiores...
Ama e obedece á nossa Mãe, a Igreja católica, e ao Sumo Pontífice, nosso pai espiritual.Esforça-te por afastares das tuas terras toda a espécie de pecado, principalmente a blasfémia e a heresia... Que o Senhor te dê graça de cumprires a Sua Vontade, de tal maneira que receba de ti serviço e honra, e assim, depois desta vida, cheguemos os dois a vê-Lo, amá-Lo e louvá-Lo sem fim. Amén."

1 Comments:

At 12:16 da tarde, Blogger joaquim said...

Obrigado por este testemunho.
É um testemunho perfeita e profundamente actual e que muitos de nós deveriamos ler e sobretudo seguir.
"Ama e obedece á nossa Mãe, a Igreja católica, e ao Sumo Pontífice, nosso pai espiritual."
E esta é uma das partes do testemunho que menos aceite e seguida tem sido.
Abraço em Cristo

 

Enviar um comentário

<< Home