quinta-feira, novembro 23

Guerra aberta à mentira!

As seguintes palavras foram pronunciadas pelo escritor russo Solzhenitsyn, prémio Nobel da Literatura e cristão, numa conferência depois de abandonar a Rússia.

"O nosso caminho é: NÃO APOIAR CONSCIENTEMENTE A MENTIRA EM NADA! A NÃO PARTICIPAÇÃO PESSOAL NA MENTIRA!

Assombrar-nos-á então a rapidez e a impotência com que a mentira de desmoronará. O que tem de estar nu, comparecerá nu diante do mundo.

-Não escreverá, não assinará, não publicará de modo algum uma só frase que, em sua opinião, torce a verdade.

-Nem em conversa privada, nem publicamente, nem mediante declaração escrita, nem como propagandista, mestre ou educador; nem desempenhando um papel no teatro; nem artisticamente, esculturalmente, fotograficamente, tecnicamente, musicalmente, não representará, não acompanhará, não transmitirá, um só pensamento falso, uma só verdade tergiversada, que possa discernir.

-Não permitirá que contra os seus desejos e vontade se lhe faça assistir a uma manifestação ou "meeting". Não tomará nas mãos, não elevará um cartaz de propaganda ou uma consigna que não compartilhe na sua totalidade.

-Não levantará a mão eleitora de uma proposta que não compartilhe com sinceridade; não votará nem aberta nem secretamente em favor de um indivíduo que julga indigno ou duvidoso.

-Deixará imediatamente a reunião, a sessão, a conferência, o espectáculo, o cinema logo que escute do orador a mentira, a sandice ideológica ou a propaganda desavergonhada.

-Não assinará e não adquirirá em números avulsos o jornal ou a revista onde a informação é falseada e são ocultados factos de primeira importância.

Não enumerei naturalmente, todas as abestençôes possíveis e necessárias. Mas quem comece a purficar-se, com o olhar limpo, facilmente discernirá em outros casos."

6 Comments:

At 11:39 da manhã, Blogger Mike said...

O grande problema Inês, é que estes julgamentos és tu que os fazes e a Verdade não é uma realidade, é, acima de tudo, um caminho!

O complicado é discernir com clareza a diferença entre o que interessa e o que me interessa... enfim, acho que a radicalidade neste caso interfere com a humildade de assumirmos que, de facto, não sabemos nada!

Um bom exemplo disso é Jesus... quantos O acusaram de ser mentiroso e falseador??? Mais uma vez Saint Exupéry ao rubro: "o essencial é invisível aos olhos"!

Mais um dos meus lemas: Ama, o resto virá por acréscimo ;)

 
At 9:04 da tarde, Blogger longe de Ti said...

Mas não fui eu que escrevei isto Mike!Mas entendo o que queres dizer!Mas ou somos radicais para tudo ou para nada!Os mornos não interessam!E tu disseste que achas bem a radicalidade num comentário num post do AVC!Acho que deves sÊ-lo sempre e não só quando te interessa!!! Bjão

 
At 9:26 da manhã, Blogger Mike said...

Já que falaste em radicalidade e no António na mesma frase, procura também algures uma diucussão sobre a diferença entre ser fundamentalista e fanático... ser radical é venderes tudo o que tens, distribui-lo pelos pobres e entregares-te. À conta de outra radicalidade que não esta, entra-se numa incoerência de ser radical "às vezes"...

Enfim, li o texto e achei que estava cheio da pessoa que o escreveu...

 
At 9:42 da manhã, Blogger longe de Ti said...

Eu concordo com tudo isso que disseste mas não acho que o texto seja fanático acho mesmo que é radical!Em fim divergência de opiniões servem mesmo para chegar a alguma conclusão!!Beijinhos

 
At 9:44 da manhã, Blogger Mike said...

Para bem da Verdade... à mesma :p

 
At 10:12 da manhã, Blogger longe de Ti said...

;) Beijinhos e bom dia de trabalho sempre em Verdade :p

 

Enviar um comentário

<< Home