terça-feira, novembro 21

Um operário polaco defensor dos direitos humanos!

Lech Walesa é o chefe sindical polaco que galvanizou o mundo em 1980 pela grande transformação que conseguiu para a sua pátria com a sua audácia, tenacidade, inteligência e serenidade.

Lech Walesa é um electricista dos estaleiros Gdansk, na costa báltica da Polónia. Tem 37 anos, seis filhos e um farto bigode. Com a força e o apoio de milhôes de grevistas, Walesa foi inflexível com o governo; serenamente exigiu condições de liberdade que muito poucos julgavam alcançáveis num país de regime comunista no qual as liberdades estão sufocadas pela pressão soviética. Qual foi o seu segredo? Quando um jornalista italiano foi recebido no seu gabinete, encontrou uma sala vazia com um crucifixo na parede. "É a primeira coisa e por agora a única que trouxe comigo. Comecei esta tarefa com a protecção de Deus. Não havia mais que um prego na parede. Bastou-me!" O segredo de Walesa como o de muitos dos seus companheiros de trabalho é que são crentes, católicos, ferverosos devotos de Nossa Senhora.

Por isso o mundo ficou atónito ao ver as fotografias que chegavam dos grevistas da Polónia. Nos pátios das fábricas diziam-se missas; os sacerdotes, rodeados de operários, confessavam incessantemente longas filas de trabalhadores. O próprio Walesa ouve missa e comunga todos os dias.

Para agradecer o seu triunfo os sindicalistas foram em romaria a Chestochowa rezar diante a Virgem negra, padroeira da Polónia. Este diálogo pôde-se ler num jornal: Um jornalista comunista francês fala com um operário: "Sois cristãos, parece-me bem; credes em Deus e no Papa. Mas... que tem a ver tudo isto com a luta na fábrica?" A resposta: "Nós somos operários e cristãos. Não são duas coisas mas uma só!"

Aí tem estado a chave do grande trabalho de Walesa: o triunfo de uma revolução sem sangue. Não separou a sua fé da vida, e sem agitar bandeiras ideológicas nem políticas exigiu os direitos que, como homens e como cristãos lhes são devidos para viverem com liberdade, com dignidade, ao serviço das suas famílias e dos outros.

7 Comments:

At 12:05 da tarde, Blogger Maria João said...

Era bom que todos nós tivéssemos coragem de sermos sempre um só e não tivéssemos vergonha de dizer que somos cristãos!



Vou-te linkar.


Beijos em Cristo

 
At 12:16 da tarde, Blogger longe de Ti said...

Muito obrigado por aqui vires deixar um comentário! É verdade, ás vezes e uma das mais flagrantes vezes em que me sinto um pouco incomodada por afirmar a minha cristiandade é na oração do almoço ou do jantar quando estou num lugar público e tenho que me benzer! Sou mesmo pequenina e fico bastante envergonhada!Mas não deixo de o fazer e ofereço a minha vergonha a Deus para que não a volte a sentir!Mas é mais forte que eu!Beijinhos em Cristo

 
At 5:03 da tarde, Blogger Maria João said...

Tens mais corajem que eu. Costumo agradecer a Deus pelo alimento, mas não costumo fazê-lo à hora das refeições.

Esse teu exemplo é muito bonito.

Força. Deus percebe a tua vergonha e vai ajudar-te. Aliás, já o está a fazer. Apesar da vergonha, benzes-te.

Beijos em Cristo

"Deus em tudo e sempre"
S. Vicente de Pallotti

 
At 9:43 da tarde, Blogger longe de Ti said...

Obrigado pelas palavras de ânimo e encorajadoras!Acredita que dão sempre jeito! ;)
Quando puderes manda-me o site do teu blog para que também eu te linke!!! Beijinhos em Cristo

 
At 10:23 da manhã, Blogger Maria João said...

O site é http://deusemtudoesempre.blogspot.com.


beijos em Cristo

 
At 1:51 da tarde, Blogger CristalizArte said...

Uma história fantástica sobre um homem que dispôs tudo o que conseguiu na vida rezando, para que Deus cristianizasse as partes pagãs do seu coração. Assim, tornou-se mais autêntico, mais inteiro, mais coerente. Tenho rezado sobre isso ultimamente e fez-me mesmo bem ler este texto e aprender com o exemplo que pões aqui. Em todo o trabalho que fazemos somos chamados a santificar-nos! Obrigado Inês e um grande beijinho! Tenho gostado muito dos outros textos também!

AVC

 
At 11:33 da tarde, Blogger longe de Ti said...

Maria João muito obrigada!Já te linkei!Beijinhos

AVC: "Em todo o trabalho que fazemos somos chamados a santificar-nos!"

Isso é uma grande verdade e acho que é sempre um ponto fraco!Pelo menos para mim!Podemos sempre fazer melhor (em tudo)!

Obrigado por vires ler o meu humilde blog e ainda bem que gostas dos textos embora como já tinha dito não são de todo da minha autoria!
Beijinhos em Cristo

 

Enviar um comentário

<< Home